Tendências do Turismo até 2030

Tendências do Turismo até 2030

Apresentamos nos parágrafos seguintes as principais tendências do turismo para o período referenciado:

1) Do turismo tradicional massificado ao turismo espacial: A indústria das viagens e turismo está a passar por uma transformação do tradicional turismo para formas de turismo mais inovadoras e de nicho. Armelle Solelhac, CEO da agência de estratégia e previsão Switch, prevê que o futuro assistirá ao desenvolvimento do turismo virtual, que pode ser vivido numa sala de estar através do metaverso ou de outras tecnologias digitais, permitindo uma interação humana limitada. Para além disso, o turismo espacial, tanto no espaço físico como em nichos de mercado, ganhará força à medida que as pessoas procurarem destinos únicos e intactos para além dos limites da Terra.

2) Capacitação dos clientes: Com os avanços tecnológicos e a evolução das expectativas dos consumidores, estes terão mais escolha e controlo sobre as suas experiências de viagem. Os gigantes da tecnologia e as plataformas online continuarão a melhorar as experiências dos clientes, proporcionando processos de reserva simples e fáceis. À medida que a tecnologia melhora, a complexidade da procura e da reserva de experiências no destino diminuirá, resultando em mais reservas de última hora.

3) A conectividade torna-se uma realidade: A indústria das viagens e turismo assistirá a uma maior conectividade, facilitando o acesso dos viajantes à informação, à ligação a serviços e à orientação nos seus destinos. A melhoria da conectividade levará à comercialização dos serviços de conectividade, tornando-os mais acessíveis e económicos para os turistas.

4) Turismo sustentável e responsável: A sustentabilidade será um ponto crucial para o sector das viagens e turismo até 2030. A Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável sublinha a importância do turismo para alcançar um crescimento económico sustentável e reduzir a pobreza. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes em relação ao ambiente, haverá uma procura crescente de opções de viagem ecológicas e responsáveis.

5) Viagens virtuais e tecnologia: As viagens virtuais continuarão a desempenhar um papel significativo, especialmente em períodos de restrições às viagens físicas. Os avanços na tecnologia de realidade virtual (RV) permitirão às pessoas explorar destinos virtualmente, proporcionando uma experiência de viagem alternativa. Além disso, a tecnologia facilitará experiências mais fáceis de viajar e aumentará a satisfação do cliente.

6) Turismo de guerra e turismo de refúgio: Apesar de constituírem um pequeno segmento do mercado global do turismo, o turismo de guerra e o turismo de refúgio surgirão como tendências notáveis. O turismo de guerra envolve a visita a locais de conflito e a campos de batalha para fins educativos, ao passo que o turismo de refúgio será caracterizado pela procura de uma estada longa ou pelo investimento em residências permanentes em países afastados de zonas de conflito.

7) Ascensão da classe média asiática: A ascensão da classe média asiática terá um impacto significativo na indústria das viagens. Prevê-se que, entre 2015 e 2030, mais de 2,4 mil milhões de pessoas integrem a classe média mundial, 90% das quais serão asiáticas. Até 2030, prevê-se que 30% dos viajantes internacionais sejam asiáticos.

É essencial notar que a indústria das viagens e turismo é dinâmica e está em constante evolução, e estas tendências estão sujeitas a alterações com base em vários factores, como eventos globais, avanços tecnológicos e mudanças no comportamento dos consumidores. À medida que nos aproximamos de 2030, é provável que estas tendências continuem a ser influenciadas por exemplo pelas mudanças climáticas e tecnológicas.

Nota Final: Prezados seguidores/leitores dos nossos artigos: Ao longo do tempo, em especial neste ano, abordamos o crescente impacto das tecnologias no sector das viagens e turismo. O turismo, é o sector mais globalizado do mundo, pelo que as mudanças de todo o tipo desde as tecnológicas às sociais até às alterações climáticas influenciam em primeiro lugar as viagens e o turismo. Para comprovar esta mudança este artigo "Tendências do Turismo até 2030", nunca foi publicado por nenhuma fonte, mas resultou da intervenção exclusiva de diversas aplicações de Inteligência Artificial. Por esta razão, como temos alertado, a intervenção da IA no sector não é ficção científica, mas uma realidade já disponível.  

 
Autoria: Diversos sistemas de IA disponíveis, 28 de Julho de 2023

31 Julho 2023